Missão

A Sociedade Portuguesa de Anestesiologia é uma organização devotada à promoção da Saúde e à defesa e concertação dos Médicos Anestesiologistas em Portugal. Fiel à essência inovadora, dinâmica e visionária que inspirou a sua génese, desde há mais de 60 anos, a SPA continua – e continuará – comprometida com o desenvolvimento da Especialidade em todas as suas dimensões: profissional, clínica, académica e social.

MENSAGEM BOAS-VINDAS
presidente spa rosario
Rosário ÓrfãoPresidente da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia

Mensagem da Presidente

Estimados colegas,

Bem vindos ao novo site da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia!
Com ele, pretendemos dar visibilidade a todos os projetos em que estamos empenhados convidando todos os Anestesiologistas portugueses a participar.

Atravessamos um período difícil para a Anestesiologia portuguesa em que grandes desafios se apresentam para conseguirmos cumprir a nossa vocação de Liderança como Médicos do Peri-operatório, da Emergência, Medicina Intensiva e Dor, focados na Formação Contínua, Defensores da Qualidade e Segurança, Promotores da Inter e Multidisciplinariedade.

A SPA atingiu uma dimensão como Associação de Saúde que orgulha os anestesiologistas portugueses e representa uma grande responsabilidade para a sua direção. Tendo-se progressivamente consolidado e profissionalizado, tem vindo a ganhar credibilidade como entidade parceira da decisão em muitos aspetos do panorama da Saúde em Portugal.

[read more=”Ler mais” less=”Ler menos”]

SPA 2018 – 2020

Nos últimos anos tem – se observado grande crescimento em número de sócios, número de secções e de grupos de trabalho; criação de novos projetos como a Academia SPA com inúmeros cursos como os de VAD, Ecocardiografia, SAV, ATLS, Dor, Ventilação, a ECOWEEK, o CuFFA; o 1º Update de Neuroanestesiologia em 2019, o 4º de Anestesiologia Obstétrica em 2020, as VII Tertúlias de Anestesiologia em 2019 , as 1ª Anestesíadas em 2018, um novo formato de grande sucesso, a repetir em 2019; o 1º ENIA – Encontro Nacional de Internos de Anestesiologia outro estrondoso sucesso de 2018 a repetir em 2020.
Em Março convidamos para o Congresso de Anestesiologia, o maior evento da Anestesiologia portuguesa.

Somos membros/parceiros da ESA (European Society of Anesthesiology) e temos protocolo com a Sociedade Brasileira de Anestesiologia.

A nossa revista é o que todos nós anestesiologistas queremos que seja. Apostamos na melhoria contínua de qualidade e temos como objetivo final a sua indexação na Pubmed. Desde Junho 2018 com a Prof. Dra. Cristina Granja como editora chefe é notório que estamos no bom caminho.

Esperamos que este site consiga levar a todos o resultado do nosso trabalho, divulgando também a Anestesiologia aos cidadãos portugueses, mantendo sempre presente a mensagem da nossa exposição – Como a Anestesiologia mudou o mundo.

Rosário Órfão
Presidente da SPA
[/read]

ATIVIDADES 2018/19
presidente spa rosario
Rosário ÓrfãoPresidente da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia

Atividades 2018/19

26 de novembro a 1 de dezembro de 2018, Coimbra | “ECOWEEK”

19 de janeiro de 2019, Braga | “1 Update de Neuroanestesiologia – Neuromonitorização”

21, 22 e 23 de março de 2019, Figueira da Foz | “Congresso – Fazer a diferença”

  • Curso Avançado de VAD
  • Curso de Ventilação
  • Curso de SAV em Pediatria
  • Curso de Ecocardiografia
  • Pain School IV

6 de abril de 2019, Aveiro | “Anestesíadas 2”

16 a 18 de maio de 2019, Setúbal | “CuFF-A 3″

09 e 10 de novembro de 2019, São Miguel – Açores | “Tertúlias de Anestesiologia”

18 de janeiro de 2020, Lisboa | “V Update de Anestesiologia Obstétrica”

ATIVIDADES 2016/17
presidente spa rosario
Rosário ÓrfãoPresidente da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia

Atividades 2016/17

Em 18 de  junho 2016 foram aprovados os novos Estatutos da SPA,  em Guimarães berço da nacionalidade,  de bom augúrio na continuação do projeto da nossa Sociedade. Registados em 19 de julho de 2016,  consubstanciam o âmbito da nossa especialidade nas suas áreas de Medicina Perioperatória (Anestesia para Cirurgia e Exames de Diagnóstico e Terapêutica  desde a consulta até ao pós operatório), a Medicina Intensiva e de Emergência e a Medicina da Dor e poderão ser consultados no site da SPA.

Em Junho realizou-se ainda, a 3ª Reunião de Gestão,  Liderança e Estratégia, dedicada aos temas Kaizen na Saúde e Serviços de Anestesiologia no Organograma hospitalar.

Em 2017, a 4ª Reunião de Gestão , Liderança e Estratégia decorreu em 20 de maio, em Torres Vedras tendo sido convidados os diretores de serviço de Anestesiologia e  assistentes graduados senior.

Também em Torres Vedras em 18, 19 e 20 de maio 2017 decorreu o 1º Curso de Formação de Formadores especifico para Anestesiologistas – CuFF- A.
Sendo o ensino em Anestesiologia um elemento vital para garantir a qualidade na prestação dos cuidados de saúde e a segurança dos doentes, a SPA desenvolveu um curso para Especialistas em Anestesiologia com o objetivo de melhorar as suas capacidades de ensino, baseado no curso Teach The Teachers da Sociedade Europeia de Anestesiologia, lecionado por anestesiologistas que se formaram nesse curso (anestesiologistas acreditados pela ESA como formadores).
Foi coordenado pela Filipa Lança.

Em outubro 2016 decorreram as Comemorações do dia Mundial da Anestesiologia com eventos organizados, a convite e sob patrocínio da sociedade, pelos serviços de Anestesiologia da Unidade de Saúde local de Matosinhos e Centro Hospitalar de Trás os Montes e Alto Douro, e vários centros de Simulação desde o Funchal, Hospital da Estefânia em Lisboa até ao CHUCoimbra.

[read more=”Ler mais” less=”Ler menos”]

Em 2017, a SPA convidou os serviços de Anestesiologia do Centro Hospitalar do Porto e Centro Hospitalar de Leiria para organizarem as Comemorações do Dia Mundial da Anestesiologia. Em Leiria, local de trabalho da coordenadora do Grupo de Medicina da Dor da SPA, Ana Mangas, as comemorações tiveram por tema essa área da Anestesiologia, tendo a SPA convidado também a APED para se associar.

Em 13, 14 e 15 de outubro 2017  tivemos as Tertúlias de Anestesiologia no Douro, em Lamego. Foi uma reunião longe dos grandes centros e em local propicio ao saudável convívio, aprendizagem e reflexão. A originalidade e ambiente descontraído em que, com grande qualidade se abordaram temas pertinentes. Proporcionaram-se momentos de excelente aprendizagem técnica, cientifica e humana imprescindíveis ao team building das equipas onde os Anestesiologistas operam. O Rui Guimarães, o Vitor Oliveira, o Pedro Girão e toda a equipe tertuliana não dececionaram as expectativas.

De 24 a 26 de novembro decorreu no Algarve uma Reunião conjunta da SPA e SPCCTV (Sociedade Portuguesa de Cirurgia Cardio Torácica e Vascular). A nova secção de Anestesiologia em Cirurgia Cardiovascular, proposta pelo João Viterbo, elaborou o programa.

Em 14 de janeiro 2017 decorreu em Coimbra o Painschool IV dedicado à Dor Aguda Pós operatória, coordenado pelo Rui Valente. Foi uma excelente oportunidade de formação nesta área frequentada por colegas de norte a sul do país.

Congresso Nacional  SPA 2017:

Entre 10 a 18 de março de 2017, a Sociedade Portuguesa de Anestesiologia (SPA) organizou o Congresso  Nacional onde se atualizaram e partilharam conhecimentos e experiências. Foi uma oportunidade para conviver, reencontrar velhos amigos, conhecer novos colegas, receber os novos internos e divulgar a especialidade, mas também um espaço para conhecer as novidades tecnológicas e farmacêuticas, estabelecer consensos e apresentar trabalhos.

O tema central foi a Inovação em Anestesiologia e além do programa principal  do congresso existiram 5 cursos e 7 simposiuns, que decorreram no Hotel Sheraton no Porto e no Centro Biomédico de  Simulação do CHPorto/ICBAS. Mantendo a tradição, o secretariado foi assegurado pela Skiros.

Tendo o tema do Congresso sido a Inovação, tivemos uma aplicação informática com o programa. A ideia foi permitir a cada um a construção do seu programa ideal do Congresso. Os abstracts dos posters constaram também da aplicação.

Na elaboração do Programa do Congresso participaram anestesiologistas experientes como o José Aguiar, outros mais novos como a Marta Azenha, a Marta Pereira e a Joana Mourão, e alguns internos coordenados pela Inês Mesquita. A principal preocupação foi criar fóruns de discussão e atualização em  áreas importantes da Anestesiologia convidando colegas portugueses e de vários países da Europa  peritos em áreas especificas para permitir partilha de experiências e conhecimentos. Assim, participaram nomes importantes da Sociedade Europeia de Anestesiologia (ESA), o presidente da NASC, o presidente da Sociedade Europeia de Anestesia em Cirurgia Cardiovascular,  primeiros autores de importantes Guidelines europeias, membros do ERAS mundial (Enhanced Recovery After Surgery) e, de algumas seções da SPA como a de Internos, Anestesia em Cirurgia de Ambulatório, Medicina Intensiva, Anestesiologia Obstétrica, Qualidade e Segurança, Simulação, Anestesia em Cirurgia Cardiovascular, Via Aérea difícil e Medicina Perioperatória.

O Congresso começou com duas salas em simultâneo, numa delas palestras magistrais sobre Inovação – Um desafio para a Saúdena outra uma sessão dedicada a um projeto inovador em Medicina Perioperatória, ERAS – Enhanced recovery after surgery, que trouxe ganhos para doentes e sustentabilidade ao sistema de saúde.

Durante dois dias foram debatidos novos conceitos e controvérsias em áreas como: Via Aérea, Controle da Hemorragia (Patient Blood Management), Monitorização, Ambulatório, Neuroanestesiologia e Anestesia em Cirurgia Cardiovascular.

Temas como Medicina baseada na evidência, Como manter a atualização, Elevar padrões de qualidade e segurança, Responsabilidade Médico Legal foram discutidos por uma pletora de experts nacionais e internacionais de elevada craveira.

Sendo a Anestesiologia uma especialidade que trabalha predominantemente em equipes multidisciplinares, no Congresso participaram colegas de outras especialidades,  farmacêuticos, engenheiros, juristas e enfermeiro em painéis de peritos com discussão de casos clínicos como o de Controle da Hemorragia e sessões sobre Programas para a Segurança.

A secção de Qualidade da SPA, Cláudia Alves e Luciane Pereira, apresentou no Congresso o Sistema de Notificação de eventos críticos e Recomendações de equipamento para carros de Anestesia.

Paralelamente, decorrerram 5 cursos, quatro antes do congresso e um no último dia do Congresso. Nos dias 10 e 11 de março, decorreram os cursos sobre Via Aérea difícil, e Fibroscopia em Via Aérea coordenados pelo Jorge Órfão e organizados pelo Grupo de Trabalho de VAD da SPA/ CEEA – ESA.
Constituindo um capítulo de primordial importância na formação em Anestesiologia, contemplada na grelha de Avaliação dos Internos, onde a quantidade de novos equipamentos, associada ao crescente número de doentes com via aérea difícil, torna premente a atualização contínua, convidámos os internos e os anestesiologistas mais experientes a realizar uma formação/atualização creditada, em via aérea.

Em 24 de março a secção de VAD da SPA leccionou o 1º Curso da SPA sobre Técnicas Invasivas e Ecografia em Via Aérea coordenado pelo Carlos Mexedo.

Em junho e outubro decorreram os cursos de Via Aérea difícil, e Fibroscopia.

No dia 16 de março decorreu o 7º Curso de Introdução ao Internato, as boas vindas da SPA, aos novos internos de Anestesiologia, coordenado por três internos: Bernardo Matias, Francisco Valente e Pedro Godinho.

No dia 18 de março, decorreu o SIMCUP Portugal, Curso de Competição em Simulação, uma oportunidade de formação para internos.  Neste curso, contámos com a colaboração do representante dos internos no council da ESA, Gustavo Norte, coordenadora do Centro de Simulação do Centro Hospitalar do Porto – Eduarda Amadeu, e a equipe do Prof. Pier Luigi Ingrassia.

Contámos com elevada adesão participando no congresso, frequentando os cursos ou enviando  trabalhos para apresentar sob a forma de poster ou comunicação livre. Os trabalhos  foram cuidadosamente avaliados e selecionados, recebendo o melhor classificado um prémio. Foi nosso objetivo garantir que o Congresso se destacou pela qualidade cientifica dos trabalhos apresentados. A  equipe de revisores coordenada por Fernando Abelha aprimorou os critérios de seleção procurando assegurar a qualidade com rigor e justiça.

Agradecendo a todos os que patrocinaram e colaboraram na organização do Congresso, convidámos todos os Anestesiologistas a participar no Congresso da SPA 2017.

Consensus e Recomendações:

A SPA dando continuidade a projeto iniciado em 2014, publicou na Revista da SPA de março de de 2017,  as Recomendações Portuguesas para Anestesia em Ambulatório no idoso e no obeso obtidas por consenso, coordenados pela secção de Anestesiologia em Cirurgia de Ambulatório, presidida pelo Vicente Vieira, já subscritas pela Associação nacional de Cirurgia de Ambulatório.

Publicámos também as Recomendações Portuguesas de Anestesia em Cirurgia bariátrica obtidas por consenso, apresentados no Congresso de 2016 pela Alice Santos, e submetidas a discussão alargada através do site da SPA e divulgação junto dos diretores de Serviço de Anestesiologia e de algumas entidades.

Na revista constou ainda a Proposta das Recomendações Portuguesas Manutenção da Normotermia obtidas por consensoque foi colocada no site e apresentada pela Marta Azenha, coordenadora do grupo de trabalho e amplamente  discutida no Congresso 2017 em reunião onde todos os diretores de serviço foram convidados.

No Congresso foram ainda apresentadas as Recomendações Portuguesas para Utilização de Relaxantes Musculares obtidas por consenso, pelo Simão Esteves coordenador de amplo grupo de trabalho, de Patient Blood Manegment em Obstetricia, pela Joana Carvalhas coordenadora do grupo de trabalho multidisciplinar, e Proposta das Recomendações Portuguesas para Analgesia e Sedação em Anestesia obtidas por consenso, pela Joana Mourão.

Agradecemos e felicitámos as equipes de consensos pelo excelente trabalho desenvolvido.

Entretanto, foram criadas novas secções e grupos de trabalho, destacando-se dois grupos em parceria com outras sociedades cientificas. De salientar a grande vontade dos colegas Anestesiologistas dos vários serviços do país, de outras sociedades portuguesas ou internacionais em participar ativamente em atividades com a SPA. A todos agradecemos a disponibilidade e desejo de um trabalho produtivo.

ESA/NASC:

A Anestesiologia atingiu em Portugal níveis de excelência, com formação de grande credibilidade internacional.
Enquadrando-se no seu espaço geográfico e científico a SPA integra a European Society of Anesthesiology (ESA) através da National Association Scientific Committee (NASC) e os sócios da SPA podem ser sócios associados da ESA o que lhes confere alguns direitos, divulgados no site da ESA. Para deles usufruírem os sócios da SPA terão apenas que informar  a SPA da sua pretensão.

De acordo com os seus objetivos a SPA oferece oportunidade de crescimento profissional, agregando valor aos associados. Convido todos os Anestesiologistas a fazerem-se sócios da SPA.

European Diploma in Anesthesiology and Intensive Care:

Em 2017,  houve 2 centros de exame, Lisboa dias 7 e 8 de outubro e Porto dias 10 e 11 de novembro.

Esperou-se que os potenciais candidatos aproveitassem a oportunidade que lhes conseguimos dar, de realizar o exame em Portugal, inscrevendo-se em bloco. Um número elevado de candidatos de língua portuguesa a realizar exame em Portugal,  facilitou a realização futura do exame em português algo porque a atual direção tem pugnado.

Como a Anestesiologia mudou o mundo:

A exposição percorre o país desde Outubro de 2014, com grande sucesso e continuou em 2017, no sul e ilhas. A Carolina Rocha realizou um exaustivo trabalho de organização.

Como demonstrámos, a Anestesiologia e a SPA que a representa estão ativas, preocupam-se em dignificar, divulgar, valorizar e promover o desenvolvimento da especialidade respeitando valores éticos.

[/read]

PASSADO, PRESENTE E FUTURO
presidente spa rosario
Rosário ÓrfãoPresidente da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia

Passado, Presente e Futuro

Ano de 2016

Este ano a nossa comunidade  Anestesiológica  perdeu dois antigos presidentes da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia, António Neves da Costa e Carlos Couceiro. Foram dois  pioneiros,  figuras que dignificaram a Anestesiologia coimbrã, nacional e mundial. A ambos prestamos  homenagem.

Neves da Costa foi  um visionário que assumiu a  direção  de serviço de Anestesiologia do Centro Hospitalar de Coimbra durante 25 anos,  foi presidente da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia (1981-83) e membro fundador do Colégio da Especialidade. O episódio que relato a seguir ilustra a sua personalidade.

Em 1969, proferiu uma palestra sobre o tema “anestesia na região centro e a necessidade imperiosa da organização de um serviço autónomo” durante a qual foi acusado de ser muito ambicioso ao que  terá respondido “- (…) numa altura em que os americanos já pousaram na Lua.. não … devemos improvisar na terra?”1

Em consequência, em 1972 nasce o primeiro serviço de Anestesiologia da região centro, dirigido por um médico anestesiologista, a convite de Bissaia Barreto que assistia à sessão.

Carlos Couceiro destacou-se sobretudo pelo seu papel como Anestesiologista pediátrico tendo sido o responsável de Anestesia no Hospital Pediátrico de Coimbra desde a sua criação em  1977.  Em Maio de 1982 organizou  o “I Fim-de-semana de Anestesiologia Pediátrica do Centro Hospitalar de Coimbra”  repetido cada dois anos e  seguido dos  “Weekend of Pediatric Anesthesia”, a partir de 1994 Estes encontros internacionais, tinham como palestrantes Anestesiologistas com experiência reconhecida na área da Anestesia Pediátrica Europeia; entre os quais se  destacam-nomes como Jackson-Rees, Paolo Busoni, Isabelle Murat.

Em 1995 Carlos Couceiro foi fundador e 1º presidente da  Associação Portuguesa dos Anestesiologistas Pediátricos (APAP) criada em 28 de Julho 1994 e representou Portugal na Federação Europeia de Anestesiologistas Pediátricos (FEAPA) .

Exercendo funções como  Presidente da SPA de 2001 a 2004, é durante o seu mandato que a sociedade vê reorganizada a sua estrutura e, em vez de Secções regionais os estatutos preconizam a criação de Secções temáticas sendo a de Anestesia Pediátrica a primeira a ser criada  já em 2005.

[read more=”Ler mais” less=”Ler menos”]

Entre 2001 e 2004 integrou o board da CENSA (Confederation European National Society of Anesthesia).

A  SPA tem sido uma sociedade pioneira, dinâmica, inovadora,  sempre em constante desenvolvimento. A visão e trabalho de nomes como Neves da Costa e Carlos Couceiro muito contribuíram  para que a  Anestesiologia e a SPA  tenham atingido a relevância e maturidade atuais.

Em 2016,  a  SPA respondendo  às solicitações dos Anestesiologistas portugueses  e mantendo o roteiro que traçou, além do Congresso Nacional  na Figueira da Foz,  organizou a 3ª Reunião de Gestão e Liderança, em Guimarães e o Focus Meeting em Lisboa nos dias 18 e 19 de  Novembro.

Focus Meeting  evento ESA/SPA dedicado ao doente idoso, com programa elaborado em pareceria  com o Comité do doente idoso -Profa. Idit Matot, mereceu grande adesão  dos anestesiologistas europeus, sendo o Focus Meeting  com maior número de inscritos (571), até agora realizado.

A excelência da nossa colaboração na organização, o elevado nível das palestras, a forma calorosa,  dinâmica e eficaz   aliados ao profissionalismo da prestação portuguesa, receberam os maiores elogios dos nossos congéneres europeus.

A Anestesiologia portuguesa mostrou ser capaz de prestação de elevado nível. Obrigada a todos os que participaram. Foi um prazer,  como presidente da Sociedade , receber todos os comentários elogiosos do board, council,  e secretariado da  ESA , bem como de inúmeros  colegas  de vários países.

A nossa hospitalidade, capacidade organizativa e dinamizadora  associada à qualidade do programa cuidadosamente elaborado  em parceria com o comité de Doente Geriátrico da ESA e à qualidade das prestações portuguesas  durante o Focus, todos encantou.

Para marcar a data  foi distribuída uma  Newsletter  com  novo formato mais moderno, atrativo e dinâmico  a Éter. Na sua elaboração contamos com o excelente contributo de  colegas de uma nova geração de internos.

O  testemunho passou desde  Neves da Costa e Carlos Couceiro  até às gerações mais novas. O  Seu pioneirismo e inovação associados  ao reconhecimento nacional ou   internacional que mereceram perduram no presente e,  seguramente  irão perpetuar-se no futuro.

[/read]

SEXAGÉSIMO ANIVERSÁRIO DA SPA
presidente spa rosario
Rosário ÓrfãoPresidente da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia

Sexagésimo Aniversário da SPA

Ano de 2015

A Sociedade Portuguesa de Anestesiologia completou este ano sessenta anos de existência. Em 1955 um grupo de médicos portugueses dedicado em exclusivo ou primordialmente à anestesia, acreditando no futuro da especialidade fundou a Sociedade Portuguesa de Anestesiologia. Com perseverança, vencendo obstáculos à implantação da Anestesiologia em Portugal, alcançou o desígnio por que lutava há alguns anos. Desde então, a SPA tem sido uma sociedade pioneira, dinâmica, inovadora, sempre em constante desenvolvimento. A visão e trabalho dos que nos precederam deixaram este legado que é motivo de grande satisfação e orgulho. A Anestesiologia e a SPA atingiram o seu  período mais maduro, relevante na Medicina portuguesa.

A Sociedade tem procurado responder às necessidades dos Anestesiologistas portugueses nas  diferentes vertentes da formação, prestando informação, constituindo-se palco de diálogo sobre temas importantes e dando resposta aos desafios que a especialidade enfrenta. Decidimos festejar o sexagésimo aniversário  iniciando as Comemorações no Dia Mundial da Anestesiologia 2015 com um debate sobre um tema de reflexão.

As Novas Gerações no Exercício Profissional da Medicina:

A Anestesiologia é uma especialidade em franca expansão com solicitações crescentes para a sua intervenção no âmbito dos atos de diagnóstico e terapêutica médico cirúrgica. É muito procurada pelos jovens médicos na hora de escolha da sua especialidade do futuro. A capacidade de formação de novos especialistas para acudir às crescentes necessidades exige um esforço titânico das unidades hospitalares formadoras.

Vem sofrendo um assédio e pressão que chegam a comprometer de forma relevante a assistência e formação médicas. As novas gerações de médicos em geral e de  jovens anestesiologistas em particular, enfrentam um novo paradigma profissional. A prevalência do sexo feminino na Medicina veio modificar o panorama de atividade desta colocando novas questões.

Como se posicionam as Novas Gerações no Exercício Profissional da Medicina? Ocorreu uma Mudança de Paradigma?

O debate foi rico, com excelente painel de convidados e assistência de jovens e menos jovens anestesiologistas e demais interessados na evolução da Anestesiologia e Medicina que, colocaram questões muito interessantes e pertinentes, e nos deixaram nota de otimismo no futuro da Medicina em Portugal.

[read more=”Ler mais” less=”Ler menos”]

Homenagem a Anestesiologistas Portugueses:

Quando homenageamos um colega pelo seu trajeto profissional estamos a prestar tributo também à causa maior que é a nossa especialidade. Assim, no âmbito das comemorações dos Sessenta anos da SPA e do Dia Mundial da Anestesiologia foi prestada homenagem com entrega de menções de mérito a seis colegas anestesiologistas ainda não homenageados pela SPA que, se destacaram pela forma  exemplar com que  exerceram a sua atividade de anestesiologistas, conferindo dignidade e prestigio à Anestesiologia em vários  ramos de atividade, desde a medicina intensiva à anestesia em  cirurgia de ambulatório, no continente e ilhas, no público e no privado, em organismos como o colégio da especialidade da ordem dos médicos e, desde a formação em Medicina seguindo carreira académica.

Foram homenageados Anselmo Carvalhas (postumamente), Cristina Granja, Jorge Reis,  José António Bismark, Luísa Gomes e Paulo Lemos.

Aos seis a sociedade agradece o contributo em prol da Anestesiologia portuguesa. Por certo, haverá no futuro outros momentos e outras figuras a destacar. A vitalidade, resiliência, respeito por princípios éticos, pioneirismo, sentido de responsabilidade e missão serão sempre valores defendidos, valorizados e homenageados por uma sociedade com um nível de maturidade e prestigio como a nossa.

Dia Mundial da Anestesiologia e Semana da Luta contra a Dor:

A Anestesiologia, especialidade abrangente e multidisciplinar da atividade médica foi, de acordo com o New England Journal of Medicine em 2001, a disciplina que mais contribuiu para a evolução da Medicina no século XX. É definida pela União Europeia dos Médicos Especialistas como abrangendo as áreas da medicina do perioperatório, medicina intensiva, medicina de emergência e medicina da dor.

Feliz a coincidência de comemoração da semana da luta contra a dor com o dia mundial de Anestesiologia pois,  esta última desempenha uma atividade relevante na luta contra a dor aguda e crónica. As Unidades de Dor Crónica estão na sua maioria ligadas à anestesiologia e o combate à dor aguda tem o seu exlibris na analgesia de trabalho de parto, com todo o impacto que tem na diminuição do sofrimento e morbilidade materno fetal.

Por todo o país, a recém criada Secção de Simulação da SPA em pareceria com centros de simulação ligados a vários hospitais, serviços de Anestesiologia e /ou Faculdades de Medicina de forma concertada revelando grande dinamismo e capacidade organizativa desenvolveu atividades formativas e de divulgação da atividade do anestesiologista dirigidas a alunos de várias escolas do país. A adesão de alunos e professores  foi grande e claro, os pedidos de repetição abundaram. O Francisco Matos e o Marcos Ramos da Seção estão de parabéns além de todos os responsáveis e colaboradores dos vários centros envolvidos.

Consensus de Via Aérea Dificil:

A SPA em continuidade com o que vinha a ser feito elaborou mais um Consensus. Após apresentação e discussão no Congresso de 2015, de proposta elaborada por grupo de trabalho alargado, coordenado pelo Jorge Matos Órfão José Aguiar e do Grupo de Via Aérea da SPA, a proposta foi colocada no site e enviada aos diretores de Serviço do país todo bem como ,a algumas entidades. Terminado o prazo para discussão alargada o resultado final será publicado no primeiro número da revista da sociedade. Todos agradecemos e felicitamos pelo trabalho desenvolvido.

Serão também distribuídos os principais algoritmos, trabalho do Grupo de VAD da SPA em 2016.

Aguardamos a evolução dos Consensus da Abordagem da Hemorragia iniciados também no Congresso de 2015, e continuados  nas várias vertentes:Trauma, Perioperatório, Obstetrícia e Pediatria.

Entretanto, a SPA criou vários grupos de trabalho sobre algumas  áreas e aspetos da especialidade. De salientar a grande vontade dos colegas e dos vários serviços do país em participar ativamente nesses grupos. A todos agradeço a disponibilidade e desejo que o trabalho seja produtivo.

Curso O.R. Management & Decision Making Before Surgery:

No âmbito da temática da Gestão, Liderança e Estratégia que a atual direção tem privilegiado e, como Pré  curso das Tertúlias decorreu em Lisboa, em Setembro o Curso sobre Gestão do Bloco Operatório com o Prof Franklin Dexter, guru mundial sobre o tema.

Foram dois dias intensivos para os frequentadores entre os quais se incluíram diretores clínicos, responsáveis de bloco operatório e serviços de anestesiologia.

Tertúlias de Anestesiologia:

Em Setembro, as Tertúlias na Ilha Terceira foram as melhores de sempre, de acordo com a opinião expressa de alguns frequentadores  assíduos. Tal é fruto do ótimo trabalho do Rui Guimarães e Victor Oliveira.

Fomos muito bem recebidos pelas autoridades locais: secretaria de estado da saúde, direção do hospital, direções  atual e anterior do serviço de anestesiologia de Angra do Heroísmo mas também  a de Ponta Delgada e, apoiados pela local organizer. Realizar  eventos com envolvimento dos serviços de Anestesiologia, hospitais e autoridades locais, respeitando princípios éticos e hierarquias tem sido especialmente grato e frutífero.

Reuniões como estas, longe de grandes centros, particularmente nas ilhas, proporcionam excelentes  momentos de saudável convívio, aprendizagem e reflexão. A forma mais descontraída e irreverente com que  assuntos mais sérios são tratados, o convívio entre anestesiologistas de várias gerações, gurus, coordenadores de consensos, sponsors, membros do board da ESA,  a par  com os internos e especialistas mais novos  em ambientes diversos, proporciona excelente aprendizagem técnica, cientifica e humana imprescindíveis ao team building das equipes onde os Anestesiologistas operam.

O êxito do formato já ultrapassou o país, de tal forma que em 2016 o Focus Meeting da ESA que,  conseguimos fosse em Portugal, terá sessões em  formato tertúlias.

Congresso Anual de Anestesiologia:

Decorrerá em Março, data já habitual, mas em local diferente,  na Figueira da Foz. O tema principal  será  Anestesiologia Lider em  Medicina PerioperatóriaO prazo para envio de abstracts é 30 de Janeiro e por vontade expressa do Pedro Amorim, este ano teremos um novo coordenador na revisão, o Fernando Abelha. Os moldes e rigor do trabalho da equipe serão os mesmos mantendo-se o Pedro na equipe.

Convido todos a libertar desde já os dias 11 a 13 de Março para poderem participar no Congresso. As previsões  são de bom tempo, o local é muito aprazível, em frente à praia, o acesso muito fácil com autoestradas e o programa cientifico não defraudará as expetativas. Serão 2 dias de Congresso, com muita luz ambiental e cientifica. No segundo dia, sábado decorrerá em paralelo a Reunião de Pediatria organizada pela Secção de Anestesiologia Pediátrica.

Na quinta feira decorrerão pré cursos também no Eurostars na Figueira, para Boas Vindas aos Novos Internos da especialidade, Divulgação da Especialidade para os Alunos de Medicina dos últimos anos e Ano Comum.

Este ano convidamos o CAR para com o Grupo de Medicina da Dor da SPA, organizar o Curso de Ecografia  em Dor.

Teremos uma novidade, pré cursos organizados em Lisboa, dias antes do Congresso sobre ventilação, pela Seção de Medicina Intensiva e no Porto pelo Grupo de Via Aérea sobre Abordagem da Via Aérea.

ESA/NASC:

A Anestesiologia atingiu em Portugal níveis de excelência, com profissionais de elevada qualidade e diferenciação que ombreiam com os melhores a nível mundial, com formação  de grande credibilidade internacional.

Enquadrando-se no seu espaço geográfico e científico a SPA integra a European Society of Anesthesiology (ESA) através da NASC (National Association Scientific Comitee) e os sócios da SPA podem ser sócios associados da ESA o que lhes confere alguns direitos.

De acordo com os seus objetivos a SPA oferece oportunidade de crescimento profissional, agregando valor aos associados. Em ano de comemoração de aniversário importante, convido todos os Anestesiologistas a fazerem-se sócios da SPA.

Em 18 e 19 de Novembro de 2016, decorrerá em Lisboa o Focus Meeting on Perioperative  Medicine sob o tema The Ageing Patient, organizado pela ESA e a SPA. Foi acautelada com o Humberto Machado a não sobreposição da data com o Norte e Anestesia.

A direção da SPA orgulha-se de ter conseguido a realização deste evento em Portugal pois, constituirá uma oportunidade de frequência de evento internacional para todos os anestesiologistas, para além da divulgação do nosso país e da comunidade anestesiológica portuguesa.

O nosso objetivo inicial foi realizar o Euroanesthesia mas, atendendo ao elevado número de anestesiologistas que o frequenta atualmente, às dificuldades logísticas em termos de espaço físico e elevado preço comparativamente a outros países, tal  não foi ainda possível.

European Diplom in Anesthesiology and Intensive Care:

EDAIC decorrerá no dia 20 de Novembro em Lisboa logo após o Focus Meeting. Esperamos que os potenciais candidatos aproveitem a oportunidade que lhes conseguimos dar, de realizar o exame em Portugal, inscrevendo-se em bloco.

O elevado número de candidatos de alguns países, nomeadamente a Espanha, faz perigar a existência de alguns centros de países com menos candidatos. Um número elevado de candidatos de língua portuguesa em Portugal pode ainda facilitar a realização futura do exame em português algo porque a atual direção tem pugnado.

Como a Anestesiologia mudou o mundo:

A exposição percorre o país há um ano, com grande sucesso. Pelo menos irá continuar por mais outro ano, face à extraordinária adesão.

Atualmente pode ver-se num dos vários hospitais públicos e privados do Porto ou Norte do país. Tem sido muito bem recebida por diretores de serviço de anestesiologia, direções clinicas e administrações hospitalares e, inúmeros os contactos de felicitações, recebidos de colegas dirigentes de outras especialidades médicas, associações de doentes, etc.

Trata-se não, de um trabalho da SPA mas de todos nós anestesiologistas  para  divulgar a nossa especialidade que muito agradecemos ao diretor de serviço de Anestesiologia do CHLNorte Lucindo Ormonde pela sua conceção.

A SPA tem fomentado e coordenado a sua divulgação, a Carolina Rocha dos corpos sociais  tem realizado um exaustivo trabalho de organização e os nossos sponsors têm apoiado de várias formas.

NOVO SITE  E VOU SER ANESTESIADO:

Para comemorar o sexagésimo aniversário mostrando a vitalidade e modernidade da SPA um novo site mais atrativo, acessível, funcional, user-friendly, estará disponível logo no início de 2016. Neste site a informação para o público em geral será também privilegiada através do desenvolvimento do projeto VSA.

A Anestesiologia e a Sociedade Portuguesa que a representa estão ativas, preocupam-se em dignificar, divulgar, valorizar a especialidade respeitando valores éticos, não esquecendo a sua missão de promover o desenvolvimento da Anestesiologia Portuguesa.

[/read]

VER ARQUIVO >
presidente spa rosario
Rosário ÓrfãoPresidente da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia

Arquivo

Contacte-nos

Entre em contacto connosco para qualquer dúvida. Envie-nos um email.

Not readable? Change text. captcha txt

Inicie a pesquisa e carregue no Enter para pesquisar