Missão

A Sociedade Portuguesa de Anestesiologia é uma organização devotada à promoção da Saúde e à defesa e concertação dos Médicos Anestesiologistas em Portugal. Fiel à essência inovadora, dinâmica e visionária que inspirou a sua génese, desde há mais de 60 anos, a SPA continua – e continuará – comprometida com o desenvolvimento da Especialidade em todas as suas dimensões: profissional, clínica, académica e social.

MENSAGEM BOAS-VINDAS
presidente spa rosario
Rosário ÓrfãoPresidente da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia

Mensagem da Presidente

Estimados colegas,

Bem vindos ao novo site da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia!
Com ele, pretendemos dar visibilidade a todos os projetos em que estamos empenhados convidando todos os Anestesiologistas portugueses a participar.

Atravessamos um período difícil para a Anestesiologia portuguesa em que grandes desafios se apresentam para conseguirmos cumprir a nossa vocação de Liderança como Médicos do Peri-operatório, da Emergência, Medicina Intensiva e Dor, focados na Formação Contínua, Defensores da Qualidade e Segurança, Promotores da Inter e Multidisciplinariedade.

A SPA atingiu uma dimensão como Associação de Saúde que orgulha os anestesiologistas portugueses e representa uma grande responsabilidade para a sua direção. Tendo-se progressivamente consolidado e profissionalizado, tem vindo a ganhar credibilidade como entidade parceira da decisão em muitos aspetos do panorama da Saúde em Portugal.

Ler mais

ATIVIDADES 2018/19
presidente spa rosario
Rosário ÓrfãoPresidente da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia

Atividades 2018/19

26 de novembro a 1 de dezembro de 2018, Coimbra | “ECOWEEK”

19 de janeiro de 2019, Braga | “1 Update de Neuroanestesiologia – Neuromonitorização”

21, 22 e 23 de março de 2019, Figueira da Foz | “Congresso – Fazer a diferença”

  • Curso Avançado de VAD
  • Curso de Ventilação
  • Curso de SAV em Pediatria
  • Curso de Ecocardiografia
  • Pain School IV

6 de abril de 2019, Aveiro | “Anestesíadas 2”

16 a 18 de maio de 2019, Setúbal | “CuFF-A 3″

09 e 10 de novembro de 2019, São Miguel – Açores | “Tertúlias de Anestesiologia”

18 de janeiro de 2020, Lisboa | “V Update de Anestesiologia Obstétrica”

ATIVIDADES 2016/17
presidente spa rosario
Rosário ÓrfãoPresidente da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia

Atividades 2016/17

Em 18 de  junho 2016 foram aprovados os novos Estatutos da SPA,  em Guimarães berço da nacionalidade,  de bom augúrio na continuação do projeto da nossa Sociedade. Registados em 19 de julho de 2016,  consubstanciam o âmbito da nossa especialidade nas suas áreas de Medicina Perioperatória (Anestesia para Cirurgia e Exames de Diagnóstico e Terapêutica  desde a consulta até ao pós operatório), a Medicina Intensiva e de Emergência e a Medicina da Dor e poderão ser consultados no site da SPA.

Em Junho realizou-se ainda, a 3ª Reunião de Gestão,  Liderança e Estratégia, dedicada aos temas Kaizen na Saúde e Serviços de Anestesiologia no Organograma hospitalar.

Em 2017, a 4ª Reunião de Gestão , Liderança e Estratégia decorreu em 20 de maio, em Torres Vedras tendo sido convidados os diretores de serviço de Anestesiologia e  assistentes graduados senior.

Também em Torres Vedras em 18, 19 e 20 de maio 2017 decorreu o 1º Curso de Formação de Formadores especifico para Anestesiologistas – CuFF- A.
Sendo o ensino em Anestesiologia um elemento vital para garantir a qualidade na prestação dos cuidados de saúde e a segurança dos doentes, a SPA desenvolveu um curso para Especialistas em Anestesiologia com o objetivo de melhorar as suas capacidades de ensino, baseado no curso Teach The Teachers da Sociedade Europeia de Anestesiologia, lecionado por anestesiologistas que se formaram nesse curso (anestesiologistas acreditados pela ESA como formadores).
Foi coordenado pela Filipa Lança.

Em outubro 2016 decorreram as Comemorações do dia Mundial da Anestesiologia com eventos organizados, a convite e sob patrocínio da sociedade, pelos serviços de Anestesiologia da Unidade de Saúde local de Matosinhos e Centro Hospitalar de Trás os Montes e Alto Douro, e vários centros de Simulação desde o Funchal, Hospital da Estefânia em Lisboa até ao CHUCoimbra.

Ler mais
PASSADO, PRESENTE E FUTURO
presidente spa rosario
Rosário ÓrfãoPresidente da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia

Passado, Presente e Futuro

Ano de 2016

Este ano a nossa comunidade  Anestesiológica  perdeu dois antigos presidentes da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia, António Neves da Costa e Carlos Couceiro. Foram dois  pioneiros,  figuras que dignificaram a Anestesiologia coimbrã, nacional e mundial. A ambos prestamos  homenagem.

Neves da Costa foi  um visionário que assumiu a  direção  de serviço de Anestesiologia do Centro Hospitalar de Coimbra durante 25 anos,  foi presidente da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia (1981-83) e membro fundador do Colégio da Especialidade. O episódio que relato a seguir ilustra a sua personalidade.

Em 1969, proferiu uma palestra sobre o tema “anestesia na região centro e a necessidade imperiosa da organização de um serviço autónomo” durante a qual foi acusado de ser muito ambicioso ao que  terá respondido “- (…) numa altura em que os americanos já pousaram na Lua.. não … devemos improvisar na terra?”1

Em consequência, em 1972 nasce o primeiro serviço de Anestesiologia da região centro, dirigido por um médico anestesiologista, a convite de Bissaia Barreto que assistia à sessão.

Carlos Couceiro destacou-se sobretudo pelo seu papel como Anestesiologista pediátrico tendo sido o responsável de Anestesia no Hospital Pediátrico de Coimbra desde a sua criação em  1977.  Em Maio de 1982 organizou  o “I Fim-de-semana de Anestesiologia Pediátrica do Centro Hospitalar de Coimbra”  repetido cada dois anos e  seguido dos  “Weekend of Pediatric Anesthesia”, a partir de 1994 Estes encontros internacionais, tinham como palestrantes Anestesiologistas com experiência reconhecida na área da Anestesia Pediátrica Europeia; entre os quais se  destacam-nomes como Jackson-Rees, Paolo Busoni, Isabelle Murat.

Em 1995 Carlos Couceiro foi fundador e 1º presidente da  Associação Portuguesa dos Anestesiologistas Pediátricos (APAP) criada em 28 de Julho 1994 e representou Portugal na Federação Europeia de Anestesiologistas Pediátricos (FEAPA) .

Exercendo funções como  Presidente da SPA de 2001 a 2004, é durante o seu mandato que a sociedade vê reorganizada a sua estrutura e, em vez de Secções regionais os estatutos preconizam a criação de Secções temáticas sendo a de Anestesia Pediátrica a primeira a ser criada  já em 2005.

Ler mais
SEXAGÉSIMO ANIVERSÁRIO DA SPA
presidente spa rosario
Rosário ÓrfãoPresidente da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia

Sexagésimo Aniversário da SPA

Ano de 2015

A Sociedade Portuguesa de Anestesiologia completou este ano sessenta anos de existência. Em 1955 um grupo de médicos portugueses dedicado em exclusivo ou primordialmente à anestesia, acreditando no futuro da especialidade fundou a Sociedade Portuguesa de Anestesiologia. Com perseverança, vencendo obstáculos à implantação da Anestesiologia em Portugal, alcançou o desígnio por que lutava há alguns anos. Desde então, a SPA tem sido uma sociedade pioneira, dinâmica, inovadora, sempre em constante desenvolvimento. A visão e trabalho dos que nos precederam deixaram este legado que é motivo de grande satisfação e orgulho. A Anestesiologia e a SPA atingiram o seu  período mais maduro, relevante na Medicina portuguesa.

A Sociedade tem procurado responder às necessidades dos Anestesiologistas portugueses nas  diferentes vertentes da formação, prestando informação, constituindo-se palco de diálogo sobre temas importantes e dando resposta aos desafios que a especialidade enfrenta. Decidimos festejar o sexagésimo aniversário  iniciando as Comemorações no Dia Mundial da Anestesiologia 2015 com um debate sobre um tema de reflexão.

As Novas Gerações no Exercício Profissional da Medicina:

A Anestesiologia é uma especialidade em franca expansão com solicitações crescentes para a sua intervenção no âmbito dos atos de diagnóstico e terapêutica médico cirúrgica. É muito procurada pelos jovens médicos na hora de escolha da sua especialidade do futuro. A capacidade de formação de novos especialistas para acudir às crescentes necessidades exige um esforço titânico das unidades hospitalares formadoras.

Vem sofrendo um assédio e pressão que chegam a comprometer de forma relevante a assistência e formação médicas. As novas gerações de médicos em geral e de  jovens anestesiologistas em particular, enfrentam um novo paradigma profissional. A prevalência do sexo feminino na Medicina veio modificar o panorama de atividade desta colocando novas questões.

Como se posicionam as Novas Gerações no Exercício Profissional da Medicina? Ocorreu uma Mudança de Paradigma?

O debate foi rico, com excelente painel de convidados e assistência de jovens e menos jovens anestesiologistas e demais interessados na evolução da Anestesiologia e Medicina que, colocaram questões muito interessantes e pertinentes, e nos deixaram nota de otimismo no futuro da Medicina em Portugal.

Ler mais
VER ARQUIVO >
presidente spa rosario
Rosário ÓrfãoPresidente da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia

Arquivo

Contacte-nos

Entre em contacto connosco para qualquer dúvida. Envie-nos um email.

Not readable? Change text. captcha txt

Inicie a pesquisa e carregue no Enter para pesquisar