Acordo de colaboração entre a Associación Andaluza del Dolor e a Sociedade Portuguesa de Anestesiologia
A Asociación Andaluza del Dolor (AAD) e a Sociedade Portuguesa de Anestesiologia (SPA) acabam de assinar um acordo de colaboração na área científica e formativa. Através deste compromisso, desenvolverão, em conjunto ou colaborativamente, atividades de formação como conferências, conferências ou workshops dirigidas principalmente a profissionais de ambas as entidades ou especialistas de diferentes disciplinas que se interessem pelo tema.
O acordo foi assinado pelo presidente da Associação Andaluza de Dor (Dr. Ignacio Velázquez) e pelo Professor Dr. Manuel Vico (órgãos sociais da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia e Editor-Chefe da Revista da SPA) em representação da presidente, Dra. Maria de Fátima Dos Santos Lima. Este acordo, assinado durante o Congresso da AAD – realizado recentemente em Granada – terá a duração de dois anos.
Neste sentido, o Dr. Ignacio Velázquez explicou que é o primeiro acordo de colaboração que se estabelece com uma sociedade portuguesa.
A proximidade do país vizinho é um elo facilitador da partilha de conhecimento, que culmina seguramente em acréscimo de valor no que concerne á prestação dos cuidados de saúde.
Por sua vez, o Professor Dr. Manuel Vico especificou que com este acordo “procuram-se sinergias entre as duas sociedades para melhorar a formação dos profissionais envolvidos nas duas entidades científicas. E por outro lado, a melhoria do diagnóstico e da qualidade dos cuidados às pessoas com dor em Portugal.”
Ambos estão convencidos “de que os novos modelos de cuidados devem ser multidisciplinares”.
___________
Sobre a SPA
A Sociedade Portuguesa de Anestesiologia é uma organização presidida pela Dra. María de Fátima Dos Santos Lima, que se dedica à promoção da Saúde e à defesa e consulta dos Anestesiologistas em Portugal. Fiel à essência inovadora, dinâmica e visionária que inspirou a sua génese, há mais de 60 anos que a SPA se mantém – e continuará – comprometida com o desenvolvimento da Especialidade em todas as suas dimensões: profissional, clínica, académica e social.
Sobre Associação Andaluza de Dor
A Associação Andaluza de Dor é uma associação científica presidida pelo Dr. Ignacio Velázquez, sem fins lucrativos e composta por profissionais. Tem como finalidades exclusivamente educativas, científicas e beneficentes, nomeadamente: promover e fomentar a investigação sobre os mecanismos e síndromes da dor, bem como ajudar a melhorar os tratamentos de pacientes com dores agudas e crónicas, reunindo cientistas, médicos e outros profissionais de saúde procedentes de diversas disciplinas e áreas que compartilham interesse na pesquisa sobre a dor e seu tratamento.